Pesquisadores cubanos preparam teste de vacina anti-HIV em humanos

Nesta terça-feira (6), Cuba anunciou que ainda este ano iniciará estudos para testas em humanos uma vacina terapêutica contra o vírus HIV. Trata-se da vacina Teravac-HIV-1, que foi produzida pelo Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), em Havana. Segundo a diretora de pesquisas clínicas da instituição, Verena Muzio, a vacina será testada em cerca de 30 cubanos soropositivos, que ainda não desenvolveram os sintomas da Aids.

De 1986 pra cá, Cuba registrou 15.284 casos de contaminação pelo HIV. Atualmente, a estimativa é de que a cada 10 mil pessoas existam 19 casos de pessoas portadoras do vírus. Cubanos vivendo com HIV/Aids recebem gratuitamente os antirretrovirais, que são produzidos localmente.

Os profissionais envolvidos no projeto sugerem que as expectativas sobre a eficácia da vacina não sejam excessivas, visto que o processo ainda está em sua primeira fase. “Há muitos pesquisadores do mundo inteiro tentando obter vacinas desse tipo, e realmente não se chegou a nenhuma com resultados, digamos, satisfatórios. Nossa aspiração é que funcione, mas realmente falta muito tempo para poder demonstrar sua eficácia como produto”, disse Verena para a agência Reuters.

Cuba possui um forte setor biotecnológico, hoje, por exemplo, o país exporta 38 medicamentos para aproximadamente 40 países. Entre eles encontram-se vacinas contra meningite B e C, leptospirose e febre tifoide. Vacinas contra câncer de colo do útero, próstata e ovário estão atualmente em fase de testes clínicos, e uma possível vacina contra a dengue está sendo testada em animais.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa