Em Fevereiro, no estado de Iowa, nos Estados Unidos, o estudante universitário de 19 anos Zach Wahls foi à Câmara Legislativa pedir aos deputados de seu estado que não aprovassem uma emenda que tem por objetivo proibir a união civil entre pessoas do mesmo sexo, reconhecida em Iowa desde 2009. O vídeo de sua fala foi editado e postado na internet e virou hit por causa da propriedade que ele tem para falar sobre o assunto.
Filho de um casal de lésbicas, Zach, que é hétero e também Escoteiro da Pátria, discursou rapidamente e suas palavras foram amplamente divulgadas na internet pelo site YouTube, que garantiu que mais de dois milhões e meio de pessoas acessassem o conteúdo. O jovem afirmou que a orientação sexual de suas mães nunca interferiu em sua criação. “Ao longo dos meus 19 anos, nunca fui confrontado com questionamentos sobre o fato de eu ter sido criado por um casal gay. A orientação sexual das minhas mães tiveram efeito zero sobre a formação do conteúdo do meu caráter”, desabafou o estudante.
O rapaz ainda destacou que conseguiu a classificação mais eleva entre os escoteiros e que atingiu 99% de aprovação em seu teste de aptidão para a faculdade. No dia seguinte ao discurso, o jovem ainda não sabia do impacto que suas declarações causaram na internet. “Meu amigo me perguntou se eu havia percebido que eu estava sendo comentado em todo o Facebook. Eu respondi que não. Que não fazia ideia do que ele estava falando”, comentou.
Zach Wahls foi uma das centenas de pessoas que testemunharam contra a proposta de proibição da união homoafetiva. Suas mães, Dr. Terry Wahls e Jacqueline Reger, se casaram depois da Suprema Corte de Iowa declarou incostitucional a proibição, em 2009. A Emenda 9 quer que “O casamento entre um homem e uma mulher deve ser a única união legal válida e reconhecida neste Estado.” Apesar da repercussão do discurso, a votação foi encerrada em 62 votos a favor e 37 contra a alteração da Constituição do Estado para proibir as uniões de homossexuais. Caso a proposta seja aprovada pelos legisladores em 2013, a emenda à Constituição de Iowa que proíbe o casamento gay, união civil, parcerias nacionais e qualquer reconhecimento do governo de casais de gays e lésbicas no estado entrará em vigor se sancionada pelo governador.
Assista o discurso de Zach (em inglês):