Na cidade de Pomeroy, na Irlanda do Norte, um padre projetou imagens de pornografia homossexual durante uma reunião sobre a primeira comunhão de crianças em uma escola. De acordo com um comunicado escrito pelos pais dos alunos, o fato aconteceu no dia 26 de março na Saint Mary´s School durante uma reunião sobre a Primeira Comunhão, e pelo menos um menor estava presente. O religioso teria ligado um pendrive ao computador e as imagens apareceram automaticamente.
O cardeal Sean Brady, líder da Igreja Católica na Irlanda, explicou em comunicado que as imagens mostradas no início de uma apresentação de slides não foram ideia da instituição e não foram permitidas por ela. O padre Martin McVeigha, que se reunia com os pais para preparar a primeira comunhão das crianças, teria ligado o computador e inserido o dispositivo USB quando as imagens apareceram. O material foi imediatamente removido do computador, e o sacerdote diz não ter conhecimento das imagens.
A arquidiocese entrou em contato imediatamente com a PSNI (Polícia da Irlanda do Norte) que, de acordo com as provas disponíveis, disse que não havia delito algum, afirmou Brady. A máxima autoridade católica na Irlanda acrescentou ainda que Mcveigh “coopera com uma investigação sobre este assunto, realizada pela arquidiocese”.