Presídio Central de Porto Alegre terá celas para travestis e companheiros

Em uma iniciativa da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos do RS por meio do Programa Rio Grande SEM Homofobia, seguindo pedido da Ong Igualdade RS, o Presídio Central da capital gaúcha ganhará na próxima segunda-feira, 23 de Abril, um conjunto de celas para as travestis e seus companheiros. Um grupo de 22 travestis e seus companheiros já vivem na ala isolada.

O espaço ganhará ainda oficinas promovidas pela ONG, por meio de um convênio onde serão oferecidos atendimento jurídico, psicológico e cultural, além de cursos profissionalizantes. Uma solenidade marcará a inauguração da galeria. Estados como Minas Gerais e Mato Grosso já possuem projetos similares. A intenção é minimizar a homofobia nos presídios, já que em muitos as travestis eram abusadas sexualmente, viravam moeda de troca entre os presos e chegavam a ser escravizadas. Sem falar nos casos de agressão física e morte por transfobia.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa