Gaúchos criam movimento pela criminalização da homofobia

Para dar apoio à recente inclusão da homofobia no novo Código Penal Brasileiro, ainda em discussão no Congresso Nacional, e para não deixar os casos de violência contra gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros de ontem e de hoje serem esquecidos, a proprietária de um bar gay da Cidade Baixa, em Porto Alegre, resolveu mobilizar a comunidade local. Com a participação de artistas, políticos, autoridades, empresários e pessoas comuns, ela convidou o fotógrafo porto-alegrense Rodrigo Bragaglia para transformar o Bar Passefica em uma exposição viva durante o mês do orgulho gay. Amigos e quem passa por lá são convidados a participarem da campanha e ainda a assinarem um abaixo assinado pela iniciativa popular do Estatuto LGBT, organizado pela advogada gaúcha Maria Berenice Dias, por meio das Comissões de Direito Homoafetivo das OAB.

“Todos sabem da importância e a urgência com que precisamos que essa lei seja aprovada”, afirma Jucele Azzolin, proprietária do bar, ela mesma cansada de ser vítima de homofobia por parte dos moradores do prédio onde fica o estabelecimento. Em outro episódio, policiais agiram com abuso de autoridade no bar, indicando que seria por ser um bar de lésbicas e autuaram a proprietária. Até a primeira-dama do Estado, Sandra Genro aderiu à campanha que traz imagens e a frase “Eu, nome da pessoa, apoio a criminalização da homofobia”. As imagens são dispostas nas redes sociais e serão lançadas em exposição no dia 28 de junho, Dia do Orgulho Gay quando haverá um sarau homoerótico no bar.

A exposição “Eu aceito, eu respeito”, com imagens de mães de filhos homossexuais do fotógrafo Rodrigo Bragaglia, ilustra até o dia 10 de julho as paredes do bar que fica na Avenida República, reduto boêmio da capital gaúcha. O mês termina com a mini Parada Gay de Porto Alegre, no dia 1º de julho, no Parque da Redenção.

As fotos da campanha ficam disponíveis no perfil do Facebook do bar, confira: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.314492151975044.70569.100002427850448&type=3

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa