Itália: Sicília elege governador gay

Com 31 % dos votos, Rosario Crocetta, 61, candidato de uma coalizão de centro-esquerda com apoio da igreja católica, foi eleito governador da região autônoma da Sicília na noite desta segunda-feira. Gay assumido, será o primeiro governador de esquerda da Sicília na última década. Analistas indicam que a eleição dele ido é uma indicação de que os italianos se cansaram de políticos conservadores e indicam um fortalecimento dos partidos de esquerda no país para 2014.
 
“Esta é uma Sicília que quer mudar”, disse Crocetta  à televisão após confirmação do resultado. Ex-prefeito de Gela, o governador eleito chegou a ser ameaçado de morte pela Cosa Nostra, quando combateu o crime organizado em sua cidade. Ele foi o primeiro político de toda a Itália a se assumir gay, em 2003. Em plena crise econômica, Crocetta chega ao poder depois que seu antecessor foi acusado de manter ligações com a máfia, o mesmo panorama que encontrou em Gela, quando assumiu a prefeitura.
 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa