Na próxima segunda-feira, o reverendo Luis Leon da Igreja Episcopal de Saint John fará as honras da oração de encerramento na posse do segundo mandato do presidente Barack Obama. O religioso nascido em Cuba e de posicionamento pró comunidade gay substitui o pastor Luis Giglio, afastado da cerimônia após vazar na semana passada um sermão dos anos 90 em que ele criticava ferozmente a comunidade gay. O cerimonial do evento inaugural do presidente não tentou abafar o motivo da retirada do convite e disse claramente que o religioso não se alinhava com a linha de pensamento da administração Obama.
A cerimônia será na capela de St. John, onde a família Obama costuma aparecer, também conhecida como Igreja dos Presidentes. Leon foi responsável pelas posses de Bush e Clinton e é a favor dos direitos LGBTs. A indicação do pastor latino foi bem recebida pela comunidade hispânica e acende esperanças na questão com Cuba e a anistia de imigrantes ilegais. Claro, além do reforço do compromisso do presidente com a comunidade gay.
Outra surpresa aos LGBTs e cubanos será a participação do poeta Richard Blanco (foto), 44 anos. Imigrante cubano, famoso por seu texto profundo que explora suas experiências de família. Ele será o quinto poeta a discursar em uma posse presidencial dos EUA e o primeiro latino e assumidamente gay. “O texto de Richard se encaixará maravilhosamente em uma posse que vai celebrar a força do povo norte-americano e a grande diversidade de nossa nação”, derreteu-se o presidente em elogio ao poeta.
A cantora Beyoncé também se apresentará no mega evento que promete agitar a próxima semana. Mega nomes como Stevie Wonder, John Legend, Usher, James Taylor e Kelly Clarkson também participam dos eventos que começas às 14h30, no horário de Brasília.