Barack Obama mostrou mais uma vez que não se tratava de promessa de campanha defender a igualdade ao casamento gay em todo o país. Em Washington, nesta segunda-feira, durante o discurso de posse de seu segundo mandato, ele foi categórico em dizer que vai continuar lutando pelos direitos gays em seu segundo mandato.
Obama afirmou: “É dever agora da nossa geração continuar o que aqueles pioneiros começaram. Nossa jornada não está completa até que os nossos irmãos e irmãs gays sejam tratadas como qualquer um de nós, perante a lei. Se somos realmente criados iguais, então, certamente, o amor com que nos comprometemos uns com os outros deve ser igual também”. Ele citou ainda a revolta de Stonewall, em 1969, marco do nascimento do movimento gay moderno.
O presidente reeleito prometeu ainda defender a igualdade de salários e cargos para as mulheres, a realizar mudanças nas leis para diminuir a emissão de gazes poluentes, a rever os direitos dos imigrantes e a restringir o acesso a armas de fogo.