Tiago Silva (PDT), o primeiro vereador homossexual fora do armário de uma capital brasileira, assumiu sua cadeira na terça-feira, em Florianópolis, em sessão solene no Teatro Ademir Rosa – CIC. Ele foi eleito vice presidente da Câmara dos Vereadores de Florianópolis, segundo cargo mais importante da instituição que entra em sua 17ª legislatura. O primeiro dia de trabalho já foi um grande desafio para o menino do Morro do Mocotó que foi eleito suplente em 2008 e que agora chegou à Câmara como o vereador mais votado.
Em sua primeira missão, Tiago participou da distribuição de cargos proposta pelos vereadores antigos e ficou com a vice presidência, mantendo o vereador Cesar Faria (PSD) no comando da casa. É que, pela tradição, o vereador com mais votos é quem comanda as sessões e as pautas, mas Tiago soube mostrar que sabe ser político e que vai saber negociar bem seus projetos. Outro momento de teste, já no primeiro dia, foi quando outro vereador disse no púlpito aos mais de 900 candidatos, que fora eleito “com mais votos pela terceira vez”. Tiago, então coordenador do PROCON SC, foi eleito com 6860 votos, mas não bateu boca ou discutiu com o novo colega de trabalho.
Amigos e parentes foram prestigiar o momento histórico. Tiago foi acometido durante a cerimônia por uma forte dor abdominal e precisou se ausentar por alguns minutos mas retornou para a sessão. Depois, ainda cumprimentou os amigos e foi medicado no local. A sessão foi conduzida pelo vereador mais velho, Dalmo Meneses (PP) e tomaram posse os 23 vereadores eleitos, além do vice e do prefeito Cesar Souza Júnior (PSD). Entre os destaques da cerimônia, o atraso de um dos vereadores e a majestosa execução dos hinos nacionais e municipal, nas vozes de um casal de cantores gaúchos. Foi lembrado ainda que, a exemplo das eleições anteriores, nenhuma mulher foi eleita vereadora na capital catarinense.