Alemanha tem até 2014 para regulamentar direitos de casais gays

Pode ser que a Alemanha autorize o casamento gay ainda este ano. Isso porque outras questões de desigualdades na lei do país estão pressionando o Partido Democrata Cristão (PDC), da primeira-ministra Angela Merkel, a rever suas políticas. O Tribunal Constitucional da Alemanha decidiu na semana passada que um homossexual pode sim adotar uma criança com seu parceiro de união civil. O tribunal foi além e afirmou que tal proibição é inconstitucional e viola o princípio da igualdade e deu até Julho de 2014 para que o Estado reconheça os direitos dos casais homossexuais vivendo em parceria civil.
 
Com isso, se faz necessário discutir o assunto e pode ser que a Alemanha entre na onda dos países que estão quase aprovando o casamento igualitário: EUA, Inglaterra e França. O casamento gay, sem distinções ao casamento hétero, é uma tendencia mundial, já que pratica o bom senso da igualdade perante a lei, presente em todas as constituições republicanas mas pouco praticada nesse ponto. 
 
Em Setembro, o país passa por eleições gerais e o Partido Democrata Cristão não tinha planos de mudar sua linha dura que faz sucesso com a opinião pública do interior e áreas rurais, porém como espera se fortalecer nos grandes centros, onde é conhecido por sua atuação nos direitos das mulheres e minorias étnicas, podem haver mudanças bruscas. Em dezembro, o PDC chegou a rejeitar uma proposta modernista que daria aos casais do mesmo sexo os mesmos benefícios fiscais dos heterossexuais. Talvez a decisão do Tribunal Constitucional tenha vindo em boa hora para os reformistas.
  
 
 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa