Será o Benedito? Bento XVI deixará de ser Papa no final do mês. Ele renunciou na última segunda, alegando cansaço e falta de vigor e saúde aos 85 anos de idade e oito anos como líder do Vaticano. Maior opositor ao casamento gay da Igreja na atualidade, ele sai em plena derrota à aprovação do casamento gay por toda a Europa. Mas o que vem por aí? Quem o conclave irá eleger? Quais os reais motivos para a desistência do pontífice? São muitas perguntas que em breve deverão ser respondidas… há quem aposte em uma revolução católica.
O papa mais polêmico dos últimos tempos termina seu mandato de forma controversa, assim como foi sua eleição. Acusado de pertencer a Juventude Nazista na adolescência e sempre com discurso conservador, o papa é o primeiro em 600 anos a abrir mão de seu posto. Ele alega que tomou a decisão por consciência e que o fez pelo bem da Igreja.
Há quem dia que a decisão veio depois do escândalo do ex mordomo papal, Paolo Gabriele, acusado de roubar documentos secretos do papa e condenado a 18 meses de prisão em 2012. Ele foi perdoado pelo papa antes do Natal do ano passado e ninguém sabe o acordo feito entre as partes para que o material fosse abafado. Há rumores de que o mordomo de 46 anos e pai de três filhos era mais do que íntimo do pontífice.
Para apimentar o momento histórico e alimentar as teorias malucas, uma raio atingiu a basílica de São Pedro na segunda-feira após o anúncio do Santo Papa abrindo mão de seu posto: