Decisão do CNJ a favor do casamento gay é noticiada na imprensa mundial

A decisão do CNJ na última terça-feira (14) de que todos os cartórios do país estão obrigados a realizar o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo repercutiu não só no Brasil, mas na imprensa mundial. 

 
Na Europa, o jornal “The Telegraph”, de Londres, dizia em sua matéria que o Brasil era o terceiro país da América Latina a liberar o casamento gay após Argentina e Uruguai e trazia em sua manchete “Como o Brasil é o maior país católico do mundo, o casamento gay é uma questão decisiva”. A rede inglesa BBC destacou: “Decisão da Justiça brasileira abre caminho para o casamento gay”. A notícia correu o mundo e destacou sempre o contexto da homossexualidade no Brasil. Segundo informação do site “UOL”, a notícia foi a mais compartilhada no jornal francês “Le Monde”, à frente inclusive da notícia de que a atriz Angelina Jolie havia retirado os seios por conta de um câncer. A manchete dizia: “Justiça exige o registro dos casamentos homossexuais”.
 
O “The New York Times”, dos Estados Unidos, trouxe na capa a informação “Abre caminho para que casais gays do maior país da América Latina possam casar”. O “Washington Post” lembrou a dura batalha travada com evangélicos contrários a decisão “Os esforços de aprovar uma lei no Congresso Nacional têm sido frustrados por legisladores evangélicos conservadores”, reporta o jornal da capital dos EUA. 
 
Nosso país “hermano” noticiou através do jornal “Clarín” a notícia de forma mais clara, dizendo : “O CNJ decidiu acelerar os passos para a concretização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, já que falta uma lei, que ainda tramita no Congresso”, referindo-se a morosidade de mais de 15 anos do Congresso para legislar sobre o tema.  

 

 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa