Em Floripa, o vereador Deglaber Goulart (PMDB), quer que grandes estabelecimentos forneçam um banheiro unissex, de uso opcional para homens e mulheres. O projeto de lei apresentado esta semana criou polêmica. O objetivo, segundo o autor, a idéia não é nova. Ele afirma que em outros estados já é realidade. Ele cita em Curitiba como uma das cidades onde há este tipo de banheiros mas não é verdade. No Rio de Janeiro, há estes banheiros em uma escola de samba.
“Ficam os shoppings centers, supermercados, restaurantes, cinemas e locais de diversões, no âmbito do Município de Florianópolis, obrigados a instalar banheiros masculino, feminino e unissex”, diz a nova lei. Para Deglaber Goulart (PMDB), o banheiro seria usado para quem não se sente confortável com os banheiros direcionados aos dois gêneros.
Para o vereador gay assumido Tiago Silva (PDT), a proposta é preconceituosa. Para ele, a proposta esconde um preconceito e reforça a discriminação. Para o vereador autor do projeto, ele é opcional e será obrigatório para grandes estabelecimentos apenas e locais com grande concentração de pessoas. Em debate no Jornal do Aloço, da RBS, Thiago Silva afirmou que continuaria a usar o banheiro masculino e que a proposta não acrescenta nada para a cidade.