SP: Com forte policiamento, Parada foi tranquila e atípica

A 17ª Parada Gay de São Paulo ocorreu neste final de semana sob fina chuva e frio, o que não afastou o público que compareceu de guarda-chuva e capa. A Polícia Militar estima público de 1,5 milhão de pessoas, já a organização do evento discorda e diz que 3,5 milhões de pessoas estavam por lá. De forma geral, o público que compareceu não se sentiu inseguro como nos anos anteriores e foi à loucura com a cantora Daniela Mercury, principal atração do evento. A segurança do evento contou com um efetivo de 1.800 agentes, sem contar os seguranças particulares.

Segundo informações da Polícia Militar de São Paulo, mais de 2 mil pessoas foram abordadas nos acessos à Parada Gay de forma ostensiva. Na opeação, 22 pessoas foram presas. Foram registrados nove roubos, três atos obscenos e três uso indevido de uniforme militar. O saldo conta ainda com a apreensão de 1.837 bebidas alcóolicas vendidas ilegalmente, 468 itens de gêneros alimentício, cinco carrinhos de compras, churrasqueiras e isopores. Já as equipes de emergências dos bombeiros,de plantão com ambulânciasdurante todo o evento, contabilizaram 150 pessoas atendidas pelas equipes médicas, a maioria com sintomas de embriagues. 
 
Um início de tumulto também foi visto no final do percurso da Parada na Paulista, já na altura da rua Consolação, amigos de um jovem altamente embriagado contiveram um rapaz que importunava as pessoas, até o momento em que outros jovens se irritaram e partiram para a agressão, iniciando uma confusão. Ninguém foi preso.
 
Os policiais e guardas militares se posicionaram ao longo de todo o evento, principalmente a partir da Consolação, em pares, a cada 50m. Nas esquinas, postos altos de visualização da polícia acompanhavam a movimentação. Policiais à paisana, forte esquema tático e equipamentos de comunicação integraram a operação que foi um sucesso.

Foram registrados ainda 28 furtos, nove roubos, três ocorrências de ato obsceno e três casos de uso indevido de uniforme. No total, 150 pessoas foram atendidas nos postos médicos da avenida Paulista e da rua da Consolação, a maioria por consumo excessivo de bebida alcoólica.

Atualizado em 04/06/2013 às 15h00

 

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa