Com pedido de urgência, primeiro casamento gay é realizado no Uruguai

Em abril, o Uruguai aprovou o casamento igualitário, dando aos casais do mesmo sexo os direitos e deveres do casamento de casais heterossexuais. Após período legal para adequar às novas demandas, depois de 90 dias, cartórios de todo o país começaram a receber pedidos de casamentos gays esta semana. Um casamento porém foi realizado nesta segunda-feira, sem precisar dos 10 dias de anúncios e prazo legal para realizar o matrimônio, exigidos por lei. Uma exceção concedida pelo fato de um dos nubentes alegar problemas de saúde.

Os comunicadores Rodrigo Borda, 39, e Sergio Miranda, 45, juntos há 14 anos, se casaram na manhã desta segunda-feira em um cartório de Montevidéu. “Neste caso, como hoje começa a reger a lei de casamento igualitário, este matrimônio não poderia ter sido celebrado nos dias anteriores, apesar de uma das pessoas estar muito doente”, afirmou a juíza de paz Luisa Salaberry, que oficializou a união.

A cerimônia foi de forte emoção e teve a presença de testemunhas, parentes e amigos. O pedido foi realizado “in extremis”, considerando as condições de saúde de Miranda. A Justiça porém precisará validar a união ao analisar a exclusão dos prazos legais e urgência concedida.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa