PE: Secretário pede afastamento depois de dizer que homossexualidade é desvio de conduta e ser pressionado

O presidenciável e presidente do Partido Socialista Brasileiro, PSB, o governador de Pernambuco Eduardo Campos, não tolera preconceito. Por isso seu governo pediu ao secretário Wilson Damázio, então secretário de Defesa Social, espécie de Secretaria de Segurança, para  entregar o cargo do primeiro escalão após polêmica envolvendo os movimentos sociais.

Em entrevista ao Jornal do Commercio, de Recife, Damazio afirmou que considera a homossexualidade desvio de conduta e ainda disse que estupro de mulheres por militares pode ser explicado pelo fascínio que a farda exerce sobre elas, quando falavasobre casos de militares que violentaram mulheres na região.

“E aí eles foram presos. Desvio de conduta a gente vê em todo lugar. Tem na casa da gente, tem um irmão que é homossexual, tem outro que é ladrão, entendeu? Lógico que a homossexualidade não quer dizer bandidagem, mas foge ao padrão do comportamento da família brasileira tradicional. Então, em todo lugar, tem alguma coisa errada… e a polícia, né? A linha em que a polícia anda, ela é muito tênue, não é?”, afirmou o servidor.

Logo após a divulgação da entrevista, organizações não governamentais emitiram uma nota conjunta pedindo a demissão do secretário. Para as entidades, o secretário fez pouco caso de gays e mulheres e dos problemas graves de Pernambuco. Após a “demissão”, Damázio emitiu nota de desculpas. “Repilo os termos e peço desculpas a todos aqueles que por ventura tenham se sentido ofendidos”, afirmou ele dizendo que as declarações não expressão a sua visão de mundo.

 

 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa