Rio de Janeiro: 132 casais gays se unem em cerimônia coletiva

“É muito fácil colocar na Constituição que todos os brasileiros são iguais perante à lei mas é muito mais difícil fazer isso na realidade” afirmou o presidente da Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio dell’ Orto, neste Domingo, em cerimônia coletiva de casamento de pessoas do mesmo sexo, no auditório da Escola de Magistratura do Rio de Janeiro. O evento organizado pelo programa “Rio Sem Homofobia”, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do estado do Rio de Janeiro, o Tribunal de Justiça do estado do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública e a Associação de Registradores de Pessoas Naturais do estado (ARPEN) foi segundo a organização, o maior casamento gay coletivo do mundo.

A maioria dos casais já possuía o registro de suas uniões em cartório e oficializaram o casamento durante a cerimônia, podendo agora trocar sobrenomes e alterar o status civil de solteiro para casado. Cada casal poderia levar até 10 convidados e os custos foram arcados pelo estado, como forma de promover a igualdade de direitos. Um beijo coletivo e muitas fotos marcaram a celebração. 

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa