Panti Bliss virou celebridade internacional e o tema da homofobia e a campanha pública da grande mídia irlandesa, apoiada por institutos religiosos e políticos, contra os homossexuais ganhou a atenção e crítica. Foi então que o arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin, declarou uma das mais lindas palavras a favor da comunidade gay: “Deus nunca criou alguém que ele não amasse”.
“Qualquer um que não demonstrar amor em relação aos gays e lésbicas estará insultando Deus. Eles não são apenas homofóbicos quando fazem isso, eles estão insultando a Deus. Porque Deus ama cada uma dessas pessoas. Cuspir nos gays e ridicularizá-los não são atitudes cristãs e devemos combate-las. Nós fazemos parte de uma comunidade e ninguém pode ser excluído ou insultado. Precisamos aprender uma maneira nova de lidar com as diferenças para que todos possam viver respeitando uns aos outros. Precisamos tomar cuidado com o que falamos e a maneira como falamos inspirados no Evangelho”, declarou o religioso.
No fim de semana retrasado, Panti Bliss falou no Teatro Nacional de Dublin sobre a controvérsia e afirmou que ela tem que dizer o que é homofobia e não quem nunca foi homo ou sentiu oq ue é isso. Confira (em inglês):