Robert De Niro faz tributo em filme sobre seu pai gay

Aos 71 anos, Robert De Niro pai era pintor abstrato e morreu de câncer na próstata em 1993. O que poucos sabiam é que ele era gay. A vida do pai do premiado ator Robert De Niro veio a tona depois que o artista levou quadros de seu pai a uma famosa galeria e houve interesse em saber mais sobre o pai do filho famoso por sua fama de machão e talento inquestionável. Ele decidiu produzir um documentário familiar mas a história agradou tanto que foi decidido contar a história ao público. O filme será exibido pela HBO americana, produtora do longa, em junho.

“Remembering the Artist – Robert De Niro Sr.,”, dirigido por Perri Peltz e Geeta Gandbhir, foi apresentado na Mostra Oficial do Festival de Sundance na semana retrasada e conta como o artista pai se separou pouco depois de assumir a sua homossexualidade, quando o filho que viria a ser famoso tinha apenas 3 anos de idade. De Niro só saberia o motivo da separação anos depois mas o assunto era tratado com discrição. Morador de Nova York nos anos 50, o expressionista abstrato viu o mundo da Pop Art nascer e seu trabalho ser marginalizado. O desejo de sucesso não foi alcançado pelo pai que sobrevivia escrevendo para jornais. O filho porém conseguiu atingir o êxito e sucesso, dois Oscar, e prestou agora uma linda homenagem.

“Eu fiz isso para ele. Eu quero que meus filhos mais novos saibam quem seu avô era. Eu ainda mantenho o estúdio dele intacto para que eles possam ver”, disse o ator na première sobre seu pai. O filho contou que o pai era convicto de sua arte, teimoso, como um bom italiano. As obras do artista encontraram muitas galerias mas nunca se tornaram um sucesso. O filme narra os dilemas espirituais e artísticos de um artista que foi inspiração ao sucesso e caráter do filho, de quem sempre foi próximo. De Niro filho é o narrador do filme, baseado nos diários do pai.

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa