Joinville: Jornalista é condenado por comparar beijo gay com “defecar em público”

Em 2012, ao comentar um beijo gay exibido na propaganda eleitoral do candidato a prefeito de Joinville Leonel Camasão (PSOL), o jornalista e editor chefe do “Jornal da Cidade”, João Francisco da Silva, afirmou que considerava a imagem nojenta e algo “tão asqueroso quanto alguém defecar em público ou assoar o nariz à mesa”. Por conta da declaração e de uma ação civil movida pelo Ministério Público de Santa Catarina, o jornalista e o veículo foram condenados a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 25 mil.

“Nojento aquele beijo gay exibido no programa eleitoral do Leonel Camasão, do PSOL. Tão asqueroso quanto alguém defecar em público ou assoar o nariz à mesa. Gostaria de saber qual a necessidade de expor suas preferências sexuais em público. Para mim isso é tara, psicopatia. No mínimo falta de decoro. E a “figura” quer ser prefeito e ainda se diz jornalista” afirmou o jornalista condenado.

A decisão do juiz Roberto Lepper no último dia 12 de março afirma: “A ninguém é permitido, numa sociedade pluralista e que se sedimenta em bases democráticas, valer-se dos meios de comunicação de massa para ridicularizar quem quer que seja ou, então, fazer troça com foco na origem, raça, cor, idade ou preferência sexual de alguém”. Ainda cabe recurso da decisão.

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa