O seu caso comoveu os EUA e os produtores de seu desenho predileto que juntaram mais de 100 mil dólares para ajudar em sua recuperação. Agora Michael anda em uma cadeira e rodas e não precisa mais de aparelhos para respirar, todavia não consegue se comunicar verbalmente mas movimenta a mão e responde fisicamente a comandos. Como era de se esperar ele sofreu danos cerebrais por ter ficado sem oxigenação mas por causa de sua idade , a recuperação está sendo rápida e surpreendente.
O garoto tentou se matar porque não aguentava mais o preconceito e perseguição que sofria na escola. Ele era ridicularizado por gostar de um programa de TV dito para meninas. Os pais fizeram questão de dizer a ele que o amariam da mesma forma se ele fosse gay e que não deveria se envergonhar de gostar dos pôneis coloridos, mesmo assim o menino não aguentou a pressão.
Em razão da solidariedade de milhares de pessoas, ele está tendo acesso ao que há de melhor para ficar bom novamente e poder contar a sua história de medo, desespero e agora de superação.
Confira o emocionante vídeo que mostra Michael interagindo com seus pais e um tablet: