“Bruno e Xande são garotos da mesma idade que moram na mesma rua e frequentam a mesma escola. Só que as semelhanças acabam aí. Bruno pratica balé e tem uma família descontraída que adora dançar e festejar. Já Xande, fã de lutas e artes marciais, mora em uma casa que lembra um quartel onde só se ouve ordens e gritos de guerra. Mas um dia o destino dos dois colegas se cruza: Bruno terá que aprender a gostar de si mesmo do jeito que é e Xande descobrirá como respeitar as diferenças. Apesar da aproximação traumática no início, eles acabam se tornando amigos”. Esta é a sinopse do livro infantil “Dançando com o inimigo” (Terceiro Nome, 2014) do autor e apresentador de TV Vinicius Campos, brasileiro radicado em Buenos, ator e apresentador do canal Disney Channel.
A obra de ficção aborda o tema do bullying, atual e cruel, sempre presente na vida dos estudantes, seja de forma indireta ou direta. “Sofri gozações em uma época em que nem existia a palavra bullying. Então decidi escrever uma história bacana para que menos pessoas sintam na pele esse tipo de brincadeira desagradável e sem sentido”, afirmou o autor que tem outros três livros publicados no Brasil e na Argentina e um trabalho de palestra com crianças.
O livro traz uma reviravolta e o agressoracaba amigo do menino bailarino, vítima do seu preconceito aprendido, depois que precisam conviver. Com belas ilustrações do artista Marcelo Masili e uma história crível, o livro se apresenta como uma boa ferramenta para incluir o tema em sala de aula ou em casa.
Para mais informações, aqui.