EUA: De uma vez, Suprema Corte dos EUA legaliza casamento em cinco estados

Virginia, Oklahoma, Utah, Wisconsin e Indiana terão que legalizar o casamento gay depois que nesta segunda-feira a Suprema Corte dos Estados Unidos se negou a julgar os recursos destes estados, já que o tribunal federal havia mantido que proibir o casamento gay é inconstitucional com resposta baseada em decisões anteriores da Corte Suprema. A questão sobre estados que possuem leis próprias que proíbem o casamento a cidadãos do mesmo sexo já está superada, sinaliza a corte, e o tribunal não irá julgar processos semelhantes.

Agora, 24 unidades da federação mais o distrito de Columbia reconhecem o casamento gay, enquanto apenas 20 estados ainda mantém leis que não o permitem. Carolina do Norte, Carolina do Sul, Virgínia Ocidental, Wyoming, Kansas e Colorado devem também ser afetados pela decisão já que os processos estavam em recurso federal.

A decisão porém omite que a Suprema Corte se posicione de forma integral sobre o tema, possibilitando que recursos e decisões locais sejam prolongados com base em interpretações de leis de cada estado. Uma corrida aos cartório se deu nestes estados antes que sejam feitos novos pedidos judiciais explorando a não manifestação da Suprema Corte.

 

 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa