12 propagandas brasileiras inclusivas que mostram o amor gay

A propaganda brasileira vem mostrando casais gays em sequência este ano, pela primeira vez. Mas não foram as primeiras campanhas que ousaram incluir os LGBTs de forma positiva. A Lado A acompanhou diversas destas propagandas nestes 9 anos de atuação. Buscamos em nossos arquivos estas campanhas como forma de homenagear as agências e anunciantes que quebram o preconceito com suas propagandas. 

Infelizmente, poucos investem na mídia LGBT ou na comunidade diretamente. Esperamos que isso mude, mas damos boas vindas às novas iniciativas que com certeza ajudam a combater o preconceito. Torcemos para que não sejam apenas campanhas oportunistas, com intuito de gerar mídia espontânea ou usar de polêmica para ganhar curtidas e compartilhamentos. Por outro lado, a maioria das campanhas foram criadas no Sul do país e por agências quais conhecemos e sempre oferecemos nosso veículo. De alguma forma, sabemos que ajudamos a quebrar estas barreiras.

Se tívessemos um prêmio para propagandas gays aqui na redação, estas levariam com certeza o primeiro lugar. Por isso de nossa imagem acima de dois leões “gays”, referência ao prêmio do maior festival de propaganda do mundo, o de Cannes, na França.

Confira:

Unimed Blumenau (2005)

Criada pela agência TAG, a campanha chamava atenção para o plano de saúde familiar da cooperativa médica. Inovadora, ela foi eleita a melhor campanha no congresso nacional dos associados.

 

Beiramar Shopping (2008)
O vídeo da campanha do Dia dos Namorados de 2008 do Shopping Beiramar, o mais tradicional da ilha de Florianópolis, trouxe a mensagem o importante é amar e um coração do arco-íris. A campanha foi desenvolvida pela agência Neovox. A direção do vídeo foi feita pelo diretor Ricardo Sampaio da produtora Casa na Árvore, de Chapecó – SC. 

 

SCA (2010)
Com a frase “Parceiro pode significar bem mais do que um grande amigo – Viva a mudança”, a empresa gaúcha de móveis SCA, veiculou uma campanha impressa em diversas revistas de decoração em que insinua em uma das peças um casal de rapazes gays.  A campanha foi elaborada pelo marketing da empresa, em parceria com a agência RBA, de Novo Hamburgo. 

 

Tecnisa (2011)
A construtora Tecnisa publicou um anúncio em que duas cuecas no varal apoiavam os gays a comprarem um apartamento da empresa. “Mais cedo ou mais tarde vocês vão morar juntos. Por que não mais cedo?”, perguntava a campanha de um loft duplex em um bairro de luxo de São Paulo. 


 

Santur (2012)
A Secretaria de Turismo de Santa Catarina chamou atenção do mercado do turismo gay com um anúncio em que trazia dois homens em uma praia da ilha da magia, em comemoração a 29ª Conferência Mundial da Associação de Turismo LGBT realizada na capital catarinense naquele ano. 


 

Banco do Brasil (2013)
Para comemorar o reconhecimento do casamento gay no país, o Banco do Brasil publicou em seu Instagram a campanha “Dizer o sim é mais fácil com a ajuda do Banco do Brasil”.  

Skol Beats (2015)

Em comercial da nova versão da cerveja Skol Beats Senses para o festival Lollapalooza, um casal de meninas de beija em uma festa em um vagão do metrô.  A cena é rápida mas surpreende e foi um furor por ser o primeiro beijo gay na propaganda brasileira. “A música une. Skol dá a liga”, diz a campanha assinada pela agência F/Nazca Saatchi Saatchi.


 

Sonho de Valsa (2015)
A campanha “Pense Menos, Ame mais” trouxe um beijão entre duas garotas no comercial online apenas. O comercial é lindo, tem um texto de chorar!!! A idéia é da agência Wieden+Kennedy e foi até hoje o comercial mais corajoso, lançado logo após a polêmica do beijo no primeiro capítulo entre duas idosas atrizes de respeito na novela Babilônia. Um marco.


 

Gol (2015)
Um casal gay é destaque entre três histórias escolhidas pela empresa Gol Linhas Aéreas para o Dia das Mães deste ano. A campanha online destaca três famílias compostas por crianças adotadas, entre eles a de Gilberto e Rodrigo, juntos há 12 anos, que adotaram o pequeno Paulo Henrique, de 5 anos, e contam a história que mudou suas vidas.


 

Vale Fértil (2015)
Sutil, a marca de azeitonas celebra sua nova embalagem e em uma das peças da campanha traz um casal de rapazes tirando uma self: “O mundo tem uma nova embalagem. E a Vale Fértil também”.  A campanha nacional foi desenvolvida pela agência 433 ag.

 

O Boticário (2015)
Ao som de versão instrumental do hit “Toda Forma de Amor”, de Lulu Santos, a nova campanha do O Boticário chama atenção a linha com sete fragrâncias do perfume Egeo, que é unissex. Primeiro, o comercial mostra sete pessoas comprando presentes e depois encontrando os seus amados, com calorosos abraços. Um casal de homens e outros de mulheres fazem parte do comercial que tem assinatura da agência AlmapBBDO.  


 

Lumary (2015)
A loja de calçados Lumary, em São José, ao lado de Florianópolis, em Santa Catarina, criou um anúncio inclusivo para o dia dos namorados. Com o slogan “Há múltiplas formas de amar mas apenas uma de presentear”, a campanha traz sapatos masculinos e femininos formando pares com o símbolo de soma e o de igualdade que leva a um coração em todos eles.

 

 
Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa