Poderia ser uma campanha genial, mas não passa de mais um preconceito disfarçado de “humor”. Criada em 2013 pela agência Leo Burnett Tailor Made para a empresa de auto peças Meritor, a campanha brasileira “The Shemale Calendar” traz lindas travestis em poses sensuais, em um calendário glamoroso que foi entregue em oficinas mecânicas em todo o país. Até aí tudo bem, mas o mote da campanha é para lá de desumano.
“Se não é original, mais cedo ou mais tarde você sente a diferença”, dizia a peça que trazia ainda fotos das carteiras de motoristas das modelos revelando suas verdadeiras identidades. O calendário foi destaque no 39º Anuário do Clube de Criação de São Paulo. Infelizmente peças assim são comuns. São trabalhos pensados mais como possíveis vencedores de prêmios e referência no meio publicitário para o currículo do que com o propósito de comunicação.
“Uma vez que os mecânicos que compram peças não originais o fazem pelo preço, precisávamos mostrar que essa economia acaba saindo caro no final, por causa de reparos e reclamações posteriores. Tendo em vista que os mecânicos têm o costume de pendurar nas paredes de suas oficinas calendários com mulheres em poses sensuais, criamos um calendário especial, estrelado por mulheres lindas. Ao final do calendário, mostramos que aquelas mulheres, na verdade, eram homens travestidos, que são mesmo travestis na vida real”, explica a equipe de criação sobre a “brilhante” idéia.