Para divulgar o McCafé em Taiwan, a rede de fast food McDonalds criou um comercial que significa muito para os homossexuais. Quem já se descobriu com uma sexualidade divergente da normativa sabe o peso que isso pode representar na hora de compartilhar com os pais. No comercial, um jovem escreve no seu café: “eu gosto de garotos”. O seu pai sai da mesa frustrado, mas volta depois de um tempo, respira fundo, pega o café do filho e escreve: “eu aceito quem você é”.
A campanha está no ar desde 4 de março e já atraiu a atenção das classes conservadoras que são contra a homossexualidade. Em nome dessas pessoas, a Aliança de Grupos Religiosos de Taiwan se mobilizou contra o comercial, propondo um boicote aos produtos da marca. Entretanto, o esforço não surtiu efeito e não preocupa a empresa, uma vez que 60% da população, segundo o Ministério da Justiça de lá, é a favor do casamento gay.
Essa não é a primeira vez que a orientação sexual é o fio condutor de uma propaganda da marca. Em 2010, a rede na França traz a história de um menino que namora um garoto da sua classe. Enquanto o pai espera os lanches, o jovem conversa ao telefone com o namorado enquanto olha a foto da sua classe. Diferente do tocante vídeo de Taiwan, aqui ele não conta sobre sua orientação sexual ao pai.