André Pereira Santana, 28 anos, militante homossexual e portador de necessidades especiais iria em maio participar da Conferência Nacional LGBT mas na tarde da última sexta-feira (1º) seu corpo foi encontrado em seu apartamento, no Centro de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a polícia, André foi estrangulado até a morte. Marcas finas foram encontradas na região do pescoço da vítima, que trabalhava em uma empresa de elevadores. A militância local prestou homenagens ao jovem que era descrito como carinhoso e dedicado.
Segundo vizinhos, o suspeito de ter assassinado o homem estava na casa da vítima há 2 dias e foi ouvido um barulho de porta na manhã da sexta-feira. A polícia acredita que o crime ocorreu por volta das 11h da manhã e que a motivação do crime foi passional, já que o assassino estaria na casa da vítima com seu consentimento.
Em 2011, outro crime parecido chocou a comunidade gay de Canoas. Thiago Knowles, 21 anos, figura querida na noite gaúcha, foi encontrado morto dentro de seu apartamento, onde morava sozinho, enforcado com cordas de varal.