A transexual Geraldine Roman,49, se tornou esta semana a primeira transexual eleita para o Parlamento das Filipinas. Sua campanha foi prometer promover a luta contra o preconceito e a exclusão no país e dar continuidade ao legado de sua mãe. Geraldine recebeu mais de 60% dos votos do Partido Liberal. Ela representará a região de Bataan, no Nordeste das Filipinas. Filha de uma ex deputada que atuou por três mandatos, o máximo permitido pelas leis locais, ela mostrou querer fazer um trabalho de continuidade em sua campanha. Há mais de 20 anos operada, ela acredita que seu gênero não é mais importante do que sua plataforma.
“As pessoas olham através do seu sexo e veem o que você oferece e o que está em seu coração. Isso é a coisa mais importante”, declarou ela à Reuters depois de afirmar que sua mudança de gênero foi levantada pelos opositores durante a campanha.
Apesar da vitória de Geraldine, o boxeador Manny Pacquiao, que no ano passado deu declarações homofóbicas e perdeu o patrocínio da Nike antes de se aposentar, se elegeu senador.