Justin Welby, arcebispo de Canterbury, na Grã Bretanha, falou sobre o papel da igreja inglesa em acolher todas as pessoas, inclusive LGBTs e homofóbicos. A fala aconteceu em um painel com perguntas no Festival Cristão de Greenbelt em Northamptonshire. Durante o seu sermão, afirmou que a Igreja precisa amar todas as pessoas que amam Jesus Cristo, inclusive quem acha que a homossexualidade é uma abominação.
A conversa teve início quando um fiel homossexual, indignado por não conseguir se casar com seu parceiro, perguntou sobre as perspectivas da religião sobre o tema. O bispo afirmou que não sabe quando e nem vê isso acontecendo em um futuro próximo, mas que é dever da igreja acolher todas essas pessoas, inclusive homofóbicos. Entretanto, ele condenou o posicionamento perverso da igreja contra a homossexualidade.
A Igreja da Inglaterra está implantando normas severas para punir e expulsar membros da igreja que realizem casamentos entre pessoas do mesmo sexo ou abençoem a prática. As orientações são parecidas com a da Igreja Católica da Irlanda, que bane clérigos envolvidos com relações homossexuais.