Quatro meninos e uma garota, todos menores de idade – entre 16 e 17 anos – iam ao cinema no Shopping de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na noite de terça-feira, 14 de junho, quando se envolveram em uma discussão com o segurança do estabelecimento. Os cinco adolescentes afirmaram que os seguranças do local os agrediram fisicamente, como comprova vídeos dos jovens e o laudo do IML, além de os insultarem de forma homofóbica.
A discussão aconteceu porque um dos jovens teria apertado um botão que teria parado a escada rolante. Em imagens liberadas pelo shopping, não fica claro que os jovens agredidos foram os responsáveis por apertar o botão. Em seguida, outra imagem mostra o segurança perseguido os adolescentes. Segundo depoimentos prestados à polícia da 33ª delegacia da cidade, os homens teriam agredido os jovens e a garota com socos e empurrões.
Com marcas nos rostos e costas, os jovens alegam que a violência também teve motivação homofóbica. A direção do shopping afirmou, em nota e em entrevista à filial local da Globo, que não acredita que a confusão tenha partido dos seus seguranças e que, infelizmente, ela teria acontecido num andar onde não há câmeras. A polícia vai investigar o caso para encontrar os responsáveis.
Uma manifestação pacífica aconteceu no domingo seguinte, 19, dentro do shopping contra a truculência dos seguranças.