A Parada da Diversidade de Manchester tem início nesta sexta-feira, 26, e se prolonga até a próxima segunda, 29. O evento tem por objetivo celebrar a comunidade lésbica, gay, trans, travesti e queer da cidade. A Manchester Pride é, também, uma organização que presta serviços para a população LGBT. Em comemoração ao evento, a empresa que faz a gestão dos trens da cidade lançou o TransPennine Express, um trem rosa em homenagem à Parada de Manchester.
O objetivo do trem é reconhecer todo o esforço da instituição com as campanhas anuais por igualidade, lutando contra o preconceito, por cidadania e celebrando a vida LGBT e a cultura. Mas a iniciativa não para aí, a empresa pretende arrecadar fundos para doar à instituição através programas. A linha vai ligar o Norte até a Escócia ficará ativa até o próximo Outono deles, que termina em novembro. O trem tem vagões e portas rosas, com faixas com a bandeira do arco-íris.
Esse não é o primeiro metrô com a temática LGBT. Em 2015, foi a vez de Londres de ter um transporte público em homenagem à luta queer. “É incrível poder trabalhar com uma empresa local tão importante. Estamos gratos pelo apoio e pelos fundos que serão arrecadados para ajudar na nossa causa. Eu estou ansioso para ver o metrô nos trilhos espalhando o nosso orgulho pela cidade”, comentou o organizador da Parada, Mark Fletcher.
Ainda dá tempo da URBS preparar algo assim para a Parada de Curitiba, não é mesmo?