Lonaldo Paranhos, PSC, tem um longo histórico de militância em Cascavel, PR, de 300 mil habitantes, a 500 km de Curitiba, onde se elegeu neste final de semana, no primeiro turno, como prefeito da cidade, com 51% dos votos válidos. Ex bóia fria, fez parte do movimento estudantil e depois da política da cidade até chegar à assembleia estadual, onde teve dois mandatos consecutivos.
Durante debate na semana passada, Paranhos deu a seguinte resposta ao ser perguntado pelo candidato Aderbal de Mello (PT), sobre o que faria para diminuir a discriminação contra a comunidade LGBT de Cascavel: “Deus fez o conceito de família, homem e mulher. Aliás, diz isso na Bíblia e na Constituição. Eu respeito como cristão e como legislador. Esse é o formato de família, homem casa com mulher. Esse é meu conceito. Eu respeito, desde que fique longe das crianças, que não aconteça isso no shopping. Eu não gosto dessas coisas”.
Apesar dos protestos na cidade, o candidato se elegeu no primeiro turno. Entre as reclamações, está a do ator Matheus Roch, que participou das propagandas de Paranhos: “Poucos sabem, mas eu gravei um comercial para o candidato que, ontem mesmo, disse que os gays não deveriam chegar perto das crianças. Talvez o candidato não saiba, mas o ator do seu comercial é gay. Fiz o vídeo como um outro trabalho qualquer, mas isso me magoou, por emprestar minha imagem para alguém que não me representa. Por fim, o que tiro dessa experiência é que eu deveria realmente estar ali! No comercial uma aliança em meu dedo simboliza meu namoro, com outro homem, e agora? Vai desgravar o comercial candidato? Meu voto você não tem, e qualquer um com um pouco de sensatez também não votará em você! Quando assistir o comercial tão bem produzido por sua equipe, sinto em lhe informar que estará assistindo a um gayzinho”.