Uma pesquisa realizada pela instituição anti-bullying Ditch the Label descobriu dados importantes sobre como adolescentes e jovens adultos entre 13 e 26 anos enxergam a própria sexualidade. 1.000 pessoas foram entrevistadas, todas norte-americanas, e 57% delas afirmou que não se identifica com a noção tradicional de heterossexualidade, ou seja, mais da metade.
Outro número importante é que 93% dos entrevistados, quase uma unanimidade, acredita ser importante explorar a própria sexualidade para se descobrir. Mas não para por aí, 47% dos jovens afirmam ainda que não se identificam como rótulos como “heterossexual”, “gay” ou “lésbica”. Esse dado prova que a sexualidade está mais fluída do que nunca entre os jovens. Melhor ainda, isso é declarado.
Liam Hackett é o Chefe Executivo da Ditch The Label e contribuiu para a construção da pesquisa. Ele explica que a motivação é descobrir como os jovens estão se colocando nesses rótulos, uma vez que é bastante comum que elas cresçam confusas e num ambiente de pressão para definirem suas sexualidades. “Nós esperamos que essa pesquisa sirva para mostrar aos jovens que não há certo ou errado quando o assunto é a sexualidade”, ele afirma.
“Sexualidade não é algo que é sujo ou deve ser escondido”, finaliza.