Um pacto nacional visando a promoção de atividades educativas promovendo respeito e os Direitos Humanos dentro do ambiente universitário foi assinado por 44 instituições paranaenses em uma sessão solene na Assembléia Legislativa do Paraná no último dia 16, pela manhã. O Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação com o Ministério da Justiça e Cidadania. O Paraná foi o primeiro estado a aderir formalmente.
Paraná é o primeiro estado a aderir ao Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos
Entre as instituições que assinaram o pacto, estão a Universidade Federal do Paraná, a PUC-PR, a Universidade Positivo, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a Universidade Estadual de Maringá, a Polícia Militar, o Grupo Dignidade, entre outras. O objetivo do pacto é combater a violência, discriminação e o preconceito no ambiente universitário, tudo por meio de iniciativas educativas dentro das universidades, que incentivem a promoção dos Direitos Humanos.
“Temos um conjunto de normas a nos guiar. E é papel fundamental das universidades fomentar a tolerância e o respeito pelo outro através de pesquisas, extensão, gestão e convivência comunitária, com campanhas continuadas, criação de canais permanentes e mecanismos capazes de monitorar o cumprimento dessas medidas”, pontuou Flávia Piovesan, secretária nacional de Cidadania do Ministério de Justiça e Cidadania.
O pacto foi formalizado em novembro do ano passado e, até então, 204 instituições do país já se mobilizaram para atender ao chamamento público. Apenas o estado do Paraná assinou o pacto até o momento.