O artista espanhol de Barcelona, Adrian Pino Olivera, está impressionando a internet com suas performances. O nu artístico é praticado por Olivera de forma inusitada, se despindo dentro de grandes museus para imitar obras de arte consagradas.
Seu projeto de arte inaugurado em 2017 é uma referência à obra de 1486, “O Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli. A performance consiste em se despir e posar em frente à importantes obras dentro de museus imitando a pintura. O artista esconde sua genital entre as pernas para se parecer com os retratos femininos. Segundo Adrian, sua arte é uma forma de protesto à predominância artística masculina, por isso imita o corpo feminino também em frente a obras que retratam homens.
Serão 22 obras em lugares diferentes performadas por Adrian, um número correspondente à letra V no alfabeto, em referência à Vênus. Ao se despir em frente À Monalisa, de DaVinci, no Museu do Louvre, o artista foi detido por mais de 24 horas e conta que pensou em desistir de seus planos.
Embora para Adrian o corpo nu não tenha nenhuma conotação negativa, muitos viram suas obras como uma afronta. Em 2014, o artista foi detido em Florença depois que a imprensa associou uma performance parecida de Olivera à um escândalo. Em 2017, foi novamente preso durante sete horas em Londres quando se despiu em frente de “A Origem da Via Láctea” de Tintoretto, no museu da Galeria Nacional.
Confira vídeo de uma das performances: