“Não está dentro daquilo que Deus criou”, diz Padre Reginaldo Manzotti sobre identidade de gênero

Em entrevista concedida ao programa “Conversa com Bial”, da Rede Globo, que foi ao ar na quinta-feira de 19 de abril de 2018, o padre paranaense Reginaldo Manzotti fez declarações transfóbicas. O sacerdote disse que as pessoas trans não são criações de Deus porque desobedecem a ordem estabelecida de que só existem homens e mulheres.

Grande influenciador, o padre prestou um desserviço à população trans em rede nacional. Ignorante de qualquer compreensão sobre gênero, Manzotti disse ainda que incluir conhecimentos sobre o assunto dentro das escolas é uma forma de subversão a Deus. “Um ataque contra o homem e a mulher, é um ataque contra o Deus criador”, afirmou.

Reginaldo Manzotti passou a falar sobre gênero quando explicava o motivo de sua campanha sacerdotal, intitulada “Evangelizar é preciso”. Segundo o líder espiritual, a humanidade está se deteriorando e desviando dos desígnios divinos. O padre retratou pessoas trans como corrompidos, ignorando totalmente o direito à identidade e expressão de gênero e a transfobia que mata todos os dias.

Para a advogada carioca da “Rede Nacional de Travestis, Mulheres Transexuais e Homens Trans Vivendo e Convivendo com HIV AIDs”, Maria Eduarda, “ao agir assim o Padre ofendeu o direito a dignidade da pessoa humana e a um tratamento não discriminatório, ofendeu a Constituição, ao estado laico e aos Direitos Humanos. […] A atitude do tal padre foi fascista, transfóbica e merece nosso total repúdio, pois não devemos compactuar com a transfobia nunca!”.

O discurso de Reginaldo Manzotti, como figura pública, influencia ainda mais a intolerância e discriminação pautada em fundamentos religiosos. A violência sofrida todos os dias tem ligação direta com esse tipo de discurso, espalhado em rede nacional. Em 2017, mais de 190 transexuais e travestis foram mortas no Brasil, conforme relatório do Grupo Gay da Bahia. Em 2018 já foram mais de 50 vidas interrompidas em menos de quatro meses.

 

Confira a entrevista do padre com o apresentador Pedro Bial:

 

 

 

 

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa