Um casal gay de Cuiabá registrou Boletim de Ocorrência por homofobia na segunda-feira, 21 de maio. A 1ª Delegacia de Polícia civil recebeu a denúncia de que o casal foi agredido verbalmente por um vizinho. O caso está sendo investigado pelo Grupo Estadual de Combate Aos Crimes de Homofobia (GECCH), órgão da Secretaria de Segurança Pública.
As vítimas foram identificadas como R.S.B. e A.O.S e estavam em casa, varrendo o apartamento. A atividade corriqueira foi interrompida quando um vizinho, sua esposa e um outro homem começaram a xingá-los. O agressor disparou diversas ofensas dizendo que o casal era uma aberração, uma fronta à família e que não seriam tolerados naquele local.
Para se defender dos xingamentos e evitar agressões físicas, o casal se recolheu e fechou a porta de casa. Mesmo assim, o suspeito continuou com as ofensas dessa vez acompanhado de sua esposa que também se juntou à confusão. As vítimas relataram à polícia que o agressor ameaçou bater no casal “até que virassem homens”.
Os dois rapazes moram juntos no condomínio localizado no bairro Santa Cruz I há seis meses. Desde o início da estadia no local, o casal sofre homofobia. O autor dos xingamentos disse ainda que vai fazer o possível para que o casal vá morar em outro lugar.
Grupo Estadual de Combate Aos Crimes de Homofobia (GECCH) vai dar continuidade às investigações e apoio às vítimas. O casal sará encaminhado para atendimento psicossocial e o condomínio será notificado para propor ações de conscientização junto ao síndico. Desde janeiro até maio deste ano, a GECCH já registrou mais de 33 ocorrências de homofobia somente no Mato Grosso.