No dia 25 de maio o aplicativos de caronas Uber lançou um vídeo em prol da diversidade. As imagens são de um bate-papo promovido pela empresa que reuniu diversas personalidades LGBT. Estiveram presentes a cantora Liniker, a professora e consultora de diversidade Anna Castanha, o fundador da ONG Casa 1, Iran Giusti; os youtubers Danilo Dabague (Lorelay Fox), Jéssica Tauane e Pedro HMC. Para este ano, na Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a empresa confirmou um trio com a cantora Pabllo Vittar, ícone maior da cultura LGBT nacional na atualidade.
O objetivo da conversa foi debater alternativas de inclusão social das pessoas LGBT. Muitos propuseram material informativo de multimídia ou até mesmo dentro do próprio app da Uber. A iniciativa pretende espalhar informação sobre a comunidade LGBT e suscitar o debate para que seja possível diminuir o preconceito.
A reunião para o vídeo faz parte do projeto Uber Pride Brasil. A ideia reúne forças para contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária para os LGBTs. Diante de um cenário tão hostil para essa população, que sofre violência todos os dias, a empresa pretende somar na educação e conscientização.
Uber e LGBT
A Uber tem uma importante atuação na defesa dos direitos da comunidade LGBT. A empresa é uma das principais patrocinadoras de eventos como as Paradas LGBTI no Brasil. Nas redes sociais, a Uber veicula campanhas contra o preconceito. A empresa faz parte do grupo de entidades que aderiram aos Padrões de Conduta da ONU para Enfrentar a Discriminação Contras Pessoas LGBT no Ambiente de Trabalho. Para aumentar os direitos de pessoas trans, a Uber possui um programa de inclusão de motoristas transexuais em sua plataforma.
A própria equipe de trabalho dos escritórios da Uber no Brasil tem a participação da comunidade LGBT. A empresa ainda promove reuniões como as do vídeo com os youtubers e personalidades LGBT, para pensar em novas ideias que ajudem na boa convivência e fim do preconceito. As políticas de inclusão são peças fundamentais para o funcionamento da empresa em todo o mundo.
Tudo isto está no site www.uber.com/pt-BR/pride/, criado pela empresa com dicas e muito empoderamento, este em versão brasileira mas é uma iniciativa mundial de inclusão e diversidade.
Assista ao vídeo: