No fim do mês de maio de 2018, o Deputado Rubens Recalcatti assinou o pedido de reabertura do Grupo de Trabalho LGBT. A solicitação foi encaminhada ao Secretário de Estado da Segurança Pública, Julio Cezar Reis. O GT LGBT atuava em 2016 junto a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP). Porém, com pouco tempo em funcionamento, as atividades foram interrompidas no mesmo ano.
Dois anos após a última reunião do Grupo de Trabalho, é urgente a sua reativação. Diante dos inúmeros casos de violência LGBT no Brasil, a segurança pública é importante para ajudar na proteção dessa população. Além disso, o GT pretende educar para a diversidade como forma de prevenção da violência. A solicitação foi assinada pelo Deputado Rubens Recalcatti em função do dia 17 maio, o qual foi instituído como Dia de Combate a LGBTIfobia.
Grupo de Trabalho de Segurança Pública no âmbito LGBT
Em dezembro de 2015, saiu a resolução SESP 379, publicada no Diário Oficial sob o número 9595. De acordo com o documento, o GT LGBT foi composto por cinco titulares que são membros dos setores da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (SESP). O GT contou ainda com mais cinco representantes de órgãos e entidades de defesa dos direitos LGBT. Dois desses grupos são o Grupo Dignidade e o Transgrupo Marcela Prado.
Ainda conforme a resolução, é de competência do GT articular o poder público estadual e movimentar os órgãos e entidades para defender a população LGBT. Uma outra premissa importante, é promover a capacitação aos órgãos policiais para que saibam lidar com as especificidades desse público. Um exemplo disso, seriam os campos específicos para inserir nome social nas documentações e registros policiais. Ficava estabelecido ainda, que haveria reunião bimestral ou quando fosse necessário. No encontro, eram apresentados relatórios sobre as atividades desenvolvidas pelo GT.
Uma outra reunião sobre a reativação do GT foi marcada para fevereiro de 2017. No entanto, foi adiada e não deram continuidade ao trabalho. Agora, após a solicitação de Rubens Recalcatti, poderá acontecer uma reunião sobre o assunto no dia 17 de agosto, com a presença do Secretário de Estado da Segurança Pública, Júlio Reis.