Em 22 de outubro foi lançado o documentário “A um passo do medo”. O vídeo mostra LGBTs que contam suas histórias de vida e a violência que sofrem ou sofreram diariamente. No documentário estão inseridas histórias do youtuber e ator Vitor Dicastro, do Quebrando o Tabu; Lorenzo Lang, estudante de Ciências Biológicas, Pryscylla Oliveira, do arquiteto Rodrigo Cerasi, do professor de capoeira Luiz Otávio Martins, Bruno Auricchio, Ana Luisa Pacheco, Larissa Régia, da publicitária transexual Neon Cunha e Ricardo Alievi.
Produzido por Ricardo Alievi e com direção de Denys Urdiale, o documentário conta com a participação dos envolvidos em sua construção. As histórias reunidas tratam de lembranças de infância, da família e da relação social dessas pessoas.Desde quando se descobriram e se revelaram como LGBTs, o preconceito existe.
Um dos assuntos abordados é que a maioria, desde a infância, já sabia de sua condição. Nos dias atuais, sugerir que uma criança possa ser LGBT é extremamente condenado. A ideia interpretada é a de que existe uma tentativa de sexualização precoce dessas crianças. No entanto, o mesmo não ocorre quando as crianças são expostas à sexualização desde que seja heterossexual.
O preconceito, presente na vida de pessoas LGBTs desde cedo, também é objeto do debate. Os participantes contam sobre as violências físicas e psicológicas que sofreram. Expulsão da família, escola, e demais espaços sociais estão presentes nas falas de cada um. Alguns ainda comemoram que, nos dias atuais, os familiares começaram a compreender melhor a comunidade LGBT e a violência social que sofrem todos os dias.
Um outro recorte que é feito no vídeo é sobre sexualidade, gênero, raça e classe social. Participantes negros falam sobre o racismo e a carga ainda maior de preconceito ao se revelarem LGBTs e negros.
Confira o vídeo