Na semana passada Curitiba ganhou mais uma clínica para tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A inauguração da clínica e-COA, uma extensão do Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), ocorreu no dia 10 de dezembro. Localizada na Rua Brigadeiro Franco, no Centro de Curitiba, a clínica foi inaugurada com a presença do prefeito Rafael Greca e da secretária da Saúde de Curitiba Márcia Huçulak.
A clínica já está em funcionamento e oferece atendimento para um público específico. A clínica do Centro recebe pacientes entre 17h e 22 horas, de terça à sexta. O foco principal é atender homens gays e homens que fazem sexo com outros homens.
Os serviços oferecidos pela e-COA consistem em testagem rápida de ISTs como HIV, hepatite B e C, gonorreia, sífilis, clamídia e demais infecções. Após a testagem, haverá serviço de tratamento e orientação para os pacientes seguirem para uma vida mais saudável. Todos os tratamentos possuem acompanhamento técnico e psicológico para os pacientes. Além disso, a clínica fornecerá medicamentos como a Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP) e Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP).
Para os que desejarem ainda mais sigilo, existe a possibilidade de solicitar o autoteste. Basta acessar o site www.ahoraeagora.org e solicitar pela internet. O próximo passo é retirar o exame de um armário de autoatendimento que está localizado na e-COA. Assim é possível realizá-lo em casa.
A fundação da e-COA, direcionado a um público específico e com horário alternativo, representa a primeira iniciativa desse tipo no país. De acordo com o prefeito Rafael Greca, a clínica essa iniciativa pode servir como incentivo para que outros locais do Brasil adotem medidas para prevenção e tratamento de ISTs.
Endereço
A clínica e-COA está localizada na Rua Brigadeiro Franco, 1.300, no Centro de Curitiba. O horário de atendimento é das 17 horas às 22 horas, de terça à sexta-feira. A clínica oferece serviços para homens que fazem sexo com outros homens e gays residentes em Curitiba.