Mais de dez mil pessoas lotaram as ruas do Centro de Curitiba nesse domingo, 30 de junho. Durante a Marcha pela Diversidade, milhares de LGBTs se uniram para gritar por respeito e igualdade. Além disso, o evento desse ano foi especial pois comemorou os 50 anos de Stonewall, revolução que foi o estopim da luta LGBT+.
A concentração começou por volta das 11 da manhã, na Praça Santos Andrade. No local estava um trio elétrico com artistas LGBT+ e representantes de organizações da comunidade. Coletivo Cássia, Mães Pela Diversidade, Grupo Dignidade, Transgrupo Marcela Prado e outras organizações estiveram no local e conscientizaram sobre o respeito, a luta contra a LGBTfobia e saúde LGBT+ ao abordar a prevenção do HIV.
Muitas pessoas fizeram discursos no trio elétrico e depois no palco do evento. Além de celebrar os 50 anos de Stonewall, o movimento comemorou outras conquistas. Uma delas é a a criminalização da homofobia, recentemente votada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Palavras sobre união e força para continuar na luta por mais igualdade também ecoaram da manifestação. “Precisamos de mais gentileza uns com os outros. Nosso inimigo é outro. Precisamos unir mais a comunidade”, disse Allan Johan, assessor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba.
Durante o percurso que saiu da praça Santos Andrade às 14 horas, muita cor e alegria agitaram o público. Esse ano a bandeira LGBT e a bandeira do Orgulho Trans acompanharam os participantes. Milhares de pessoas dançaram e pularam embaixo das bandeiras. Além disso, o DJ do trio elétrico animou ainda mais a festa.
A marcha seguiu pela Rua Marechal Deodoro até a Praça Rui Barbosa. No local, um palco esperava o público para mais shows com DJs, drag queens e grupos de dança. A festa encerrou por volta das 21 horas.
Confira