UNB: Seminário de Museologia terá reunião da Rede LGBT de Memória e Museologia Social

No dia 29 de julho a cidade de Brasília receberá a reunião da Rede LGBT de Memória de Museologia Social. O evento faz parte do Seminário Brasileiro de Museologia que acontece anualmente no Distrito Federal. O Objetivo da reunião LGBT é avaliar as ações da rede e decidir planos futuros. Além disso, estudantes foram convidados a apresentar grupos de trabalho LGBT+.

As atividades do Grupo de Trabalho “Museus, Gênero e Sexualidade” também serão apresentadas durante o evento. Serão discutidos ainda as análises de um ano de atividades do Espaço Cultual Gênero e Diversidade. Esse projeto é uma iniciativa de Izabella Trindade Cavalcante que foi convidada para representar a UFSC  no evento em Brasília.

Já o Grupo de Trabalho “A Dama de Vix: as Potencialidades dos Estudos de Gênero para a Proto-História” vem da Universidade de Coimbra (UFOP). Seu autor é Marcus Vinícius Gonçalves Valiaz. Por fim, no evento da Rede LGBT também será apresentado o Grupo de Trabalho “A Valorização da Festa das Filhas da Chiquita a partir do processo de musealização do Círio de Nazaré”. A autora do projeto é Melissa Walesk de Oliveira Dias Souza, que representa a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Outras apresentações de trabalhos ainda abordarão as questões de mulher e indígenas na perspectiva dos museus. Tony Wilian Boita, da Revista Memória LGBT falará sobre “Registros Imateriais do Patrimônio Cultural LGBT”. Já Cláudia Braga falará sobre “A Mulher nas Coleções do Museu do Homem do Nordeste”. Além disso, Mariana Moraes, da USP, apresentará seu projeto intitulado “Os Olhares de Wanda Hanke e Betty Meggers sobre populações indígenas do Brasil”.

Reunião Rede LGBT de Memória e Museologia Social

O evento está programado para o dia 27 de julho, das 14 às 16 horas. O local é o BSAN (Bloco de Salas de Aula Norte), localizado dentro da Universidade de Brasília.

Para acompanhar a programação, basta clicar no link.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa