Uma foto de um casal gay se beijando durante um jogo entre Vasco e Flamengo viralizou na internet. Na imagem, dois torcedores do Flamengo estão no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, dando um beijo. No entanto, a foto começou a ser compartilhada de forma pejorativa, principalmente por torcedores do Vasco, para tentar ridicularizar o time adversário.
A imagem correu rapidamente as redes sociais e logo internautas questionaram as legendas preconceituosas. Torcedores vascaínos receberam inúmeros comentários que explicavam que a atitude foi preconceituosa. Com relação ao ocorrido, o Vasco disse que a publicação foi postada por um torcedor de forma isolada. Além disso, o clube afirmou que não compactua com qualquer situação de homofobia.
Enquanto isso, os flamenguistas passaram a compartilhar a foto como motivo de orgulho. Assim, conseguiram fazer uma grande campanha na internet que passou a mensagem do respeito e da luta contra a homofobia. A partir disso, páginas de torcidas organizadas do Flamengo, assim como a do próprio clube, abraçaram a diversidade. “Resolvemos nós mesmos postarmos esta foto e dizer… Nossa torcida é de todos! Não a homofobia, não ao preconceito!”, postou um torcedor.
Já o próprio clube do Flamengo, também se posicionou sobre a imagem. De acordo com a página oficial do clube, a torcida é a maior do mundo e “temos orgulho de sua pluralidade, em todos os sentidos”. Em resposta à postagem, centenas de seguidores e torcedores do flamengo parabenizaram o clube. A foto do casal foi compartilhada e muitos elogiaram a imagem. Além disso, ao saber de toda a polêmica, assim como o Vasco, o Flamengo divulgou que também é contra a homofobia, importante avanço no cenário do futebol brasileiro.