Curitiba deverá ter candidata transgênera à prefeita nestas eleições

A capital do Paraná deverá contar este ano com o nome da psicanalista Letícia Lanz, 68, entre as candidaturas para a prefeitura da cidade. Ela deverá representar o PSOL, Partido Socialismo e Liberdade. A chapa oficial do partido, já pré escolhida esta semana, que deverá ir à convenção em setembro apenas para apreciação dos filiados, é formada com a advogada bissexual Giana de Marco, ativista dos Direitos Humanos, especialista em Direito homoafetivo, como pré candidata à vice-prefeita, também do PSOL.

Escritora, poeta e pensadora, Letícia é natural de Minas Gerais e é também mestra em Sociologia, especialista em gênero e sexualidade, além de economista com mestrado em administração de empresas. Casada há 44 anos com sua esposa, tem três filhos e cinco netos.

Letícia é uma mulher transgênera, ativista e escritora consagrada, não integra nenhuma organização da militância e tem um trabalho reconhecido, diversas vezes premiado. Um de seus livros, “O Corpo da Roupa”, é um compêndio, primeiro em Português, sobre a transgeneridade. Sempre didática, suas palestras são sempre uma aula sobre o assunto proposto.

Com o processo de aceitação da sua identidade de gênero tardio, Letícia defende a fluidez das identidades e trata o tema com naturalidade. Ela sempre se mostra sensata e inteligente, nos mais diversos temas.

Sobre a pré candidatura à prefeita, na internet, Letícia se mostrou humilde a respeito da eleição: “Meu objetivo básico, que é o objetivo de todo o partido, é de elegermos nossos representantes para a Câmara Municipal de Curitiba, onde hoje é tão escassa a presença de vereadores capazes de dar voz aos setores mais esquecidos, marginalizados e vulneráveis da nossa população.”

Uma chapa e tanto quando se fala em representatividade feminina e LGBTI+.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa