Até pouco tempo, eram comuns no humor brasileiro comediantes homens héteros apresentando personagens gays com trejeitos e homofobia. Aos poucos, surgiram personagens gays empoderados, interpretados por homens gays, como os saudosos Vera Verão, de Jorge Lafond, e inúmeros personagens gays de Paulo Gustavo. Não podemos deixar de destacar o Christian Pior, do assumidíssimo Evandro Santo. Outra precursora é para a Nany People, maravilhosa, e a drag Silvetty Montilla, sempre referências.
Queremos destacar nesta semana do orgulho LGBT o pernambucano Júnior Chicó, que saiu do armário no meio de sua carreira e vem se apresentando no stand up comedy Brasil afora. Chicó é natural do Recife e mora em São Paulo e aborda seu dia a dia com muita naturalidade e de forma engraçadíssima. Ele fala da primeira vez na boate, como se assumiu, causos dos amigos, namoros, simplesmente hilário.
Aos poucos, o mercado brasileiro vem reconhecendo o Stand Up gay. Lá fora há especiais só de humor com comediantes gays, que podem ser encontrados na Netflix. Mas a boa notícia é que temos a internet e podemos achar comediantes da comunidade, muitos assumidos mas que não tratam o tema diretamente. Então, se divirta com o Júnior Chicó: