O “Mutirão de Orientação para Retificação de Prenome e Gênero para a População Trans”, deverá acontecer em maio em Curitiba e é voltado para homens e mulheres trans que desejarem alterar seus documentos. A iniciativa vem de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Defensoria Pública do Estado do Paraná. O serviço está previsto para o dia 02 de maio de 2022, segunda-feira, das 10h às 17h.
As pessoas interessadas deverão comparecer na Sede Central de Atendimento da Defensoria Pública, localizada na Rua José Bonifácio, n.º 66, 3.º andar, Centro de Curitiba, atrás da Catedral da Praça Tiradentes. Deverão ainda levar os seguintes documentos: RG e CPF, Título de Eleitor (este poderá ser regularizado no site do TSE), Certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar obrigatório para mulheres trans e Comprovante de endereço ou Declaração de endereço.
O serviço é gratuito e as pessoas interessadas receberão todas as orientações no dia do mutirão. A triagem será realizada por gênero, o órgão que orientará as mulheres trans será o Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (NUDEM). Já para os homens trans, o serviço é de responsabilidade do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH).