Um casal gay residente em Curitiba registrou Boletim de Ocorrência por homofobia na quarta-feira, 18 de maio. Murilo e Diego participaram de uma peça publicitária da empresa Volkswagen para o lançamento do modelo de veículo Polo.
A publicidade simples foi veiculada no Instagram. Na imagem postada pela montadora, o casal aparece lado a lado na frente do veículo. Na legenda, a empresa escreveu “Sabe o que evoluiu junto com você? O Polo”, além de uma breve descrições sobre as novas especificações do veículo.
O que era para ser uma simples propaganda, virou um pesadelo na vida de Murilo e Diego, protagonistas da publicidade. Nos comentários, diversas pessoas ofenderam o casal e afirmaram que não comprariam mais veículos da Volkswagen.
Apesar de a empresa se posicionar contra os comentários ofensivos, os internautas foram além. O casal de Curitiba começou a receber ameaças em suas redes sociais pessoais, além dos comentários na postagem da empresa. Diego e Murilo afirmaram ainda que às ameaças saíram do virtual e foram para a vida real quando receberam ofensas em um restaurante onde estavam com seus familiares.
Inicialmente, a campanha publicitária foi lançada em 2021. Na época, o casal também recebeu ameaças, mas segundo eles, com menos intensidade, o que justificou o fato de não registrarem queixa assim que a propaganda foi lançada. No entanto, ultimamente, os ataques se intensificaram e se estenderam até mesmo aos familiares do casal, que residem em Cambé, no Paraná.
Diante das ameaças e com medo, o casal registrou Boletim de Ocorrência no Núcleo de Combate aos Cibercrimes da Polícia Civil, que confirmou a investigação do caso. Segundo Diego, o casal registrou queixa na polícia não apenas pelo medo das ameaças, mas também para defender a comunidade LGBT e mostrar que existem leis.
A Volkswagen afirmou que preza pela diversidade e que os comentários maldosos da postagem com o casal foram apagados.