Um garoto loiro, com bumbum perfeito e músculos acentuados toma banho e ao fundo azulejos azuis. Ao seu redor, bolhas de sabão brilhantes que o deixam ainda mais encantador e alegre. A definição superficial e descritiva é de um do quadros da dupla francesa Pierre Commoy e Gilles Blanchard, que expõe seus trabalhos na exposição “A Apoteose do sublime”, no Rio de Janeiro, até dia 17 de janeiro. A exposição tem entrada franca e está na galeria Oi Futuro, R. Dois de Dezembro, 63, no Flamengo.
“Pierre et Gilles” são ícones da cultura contemporânea gay. Além de trabalharem juntos, os franceses são casados. Em seus quadros, os temas são cultura pop, religião e pornografia. Os homens não são os únicos protagonistas de suas produções. Madonna, Catherine Deneuve, Naomi Campbell e outras personalidades já posaram para o casal.
A exposição no Rio faz parte das comemorações do ano da França, iniciadas no dia 21 de abril, com a intenção de promover a cultura do país em território brasileiro, assim como os franceses receberam a cultura brasileira em 2005, ano do Brasil por lá.