Portugal reconhece casamento gay

O Presidente da República, Cavaco Silva, anunciou hoje em declaração transmitida a todo o país que assinou a lei que estende aos homossexuais o acesso ao casamento civil. A nova redação da lei que define o casamento no país passa a ser: “contrato celebrado entre duas pessoas que pretendem constituir família mediante uma plena comunhão de vida”.


A assinatura da lei veio logo após a visita do papa Bento XVI ao país, que por diversas vezes apelou para que a lei não fosse reconhecida. A lei já havia sido aprovada pelo parlamento do país em fevereiro.


Com isso, Portugal passa a ser o oitavo país do mundo a reconhecer o casamento gay mesmo nível do casamento heterossexual, assim como fazem  a Bélgica, Canadá, Espanha, África do Sul, Suécia, Noruega e Países Baixos.


A data é histórica, hoje se comemora a saída da homossexualidade do rol de doenças da Organização Mundial da Saúde em 1990. A data foi chamada de Dia Internacional de Luta contra a Homofobia.

Redação Lado A :A Revista Lado A é a mais antiga revista impressa voltada ao público LGBT do Brasil, foi fundada em Curitiba, em 2005, pelo jornalista Allan Johan e venceu diversos prêmios. Curta nossa página no Facebook: http://www.fb.com/revistaladoa